Saiba qual é a documentação necessária para embarcar num cruzeiro

Criado em

19/02/2013

por

81 Comentários

Anexado em: Cruzeiros, Dicas de Viagem

Muitas pessoas desistem do sonho de fazer um cruzeiro porque acham que é caro (mas quem clicar aqui vai mudar de ideia rápido), por falta de coragem (este post pode ajudar a tirar seu medo e algumas dúvidas) ou porque acham muito burocrático e que será necessário emitir uma porção de documentos para poder embarcar. Mas não tem nada disso. Fazer um cruzeiro só é difícil para os projetistas de navio.

 

Para acabar com esse último empecilho, o Blog HU preparou esse post que vai esclarecer todas as dúvidas que surgem a respeito de documentos  necessários para iniciar a tão aguardada viagem pelos mares.

 

Cruzeiro entrada

Embarque sem dor de cabeça

 

Além dos documentos que citaremos a seguir, vale lembrar que é imprescindível estar com o voucher do Hotel Urbano em mãos no momento do embarque.

 

Documentação para brasileiros:
Hóspedes brasileiros deverão embarcar com passaporte (válido por no mínimo seis meses), desde que esteja em bom estado de conservação. Quanto à necessidade de visto, o hóspede deve entrar em contato com o consulado do países a serem visitados para esclarecer a questão.

 

Documentação para estrangeiros:
Hóspedes estrangeiros residentes no Brasil, deverão embarcar com um dos seguintes documentos originais: passaporte válido (mínimo de 6 meses) juntamente com o RNE válido (Registro Nacional de Estrangeiros). Hóspedes estrangeiros não residentes no Brasil deverão embarcar com passaporte válido (mínimo de 6 meses) e tarjeta de entrada no Brasil carimbada pela imigração do aeroporto. Quanto à necessidade de visto, o hóspede deve procurar diretamente o Consulado Brasileiro no seu país de origem ou entrar em contato com órgãos do Itamaraty no Rio de Janeiro (21 2263-1462/3633) ou em São Paulo (11 3823-4699).

 

Não é permitido o embarque de pessoas portando cópia de documentos, mesmo que autenticados.

 

Moeda a bordo

 

Cruzeiros no Caribe, na América do Norte, na América do Sul, no Sul da África e Travessias Atlânticas partindo para a Europa adotam o Dólar Americano (US$) como moeda. Já os cruzeiros no Mediterrâneo, no Norte da Europa, no Golfo Árabe e Travessias Atlânticas partindo da Europa costumam aceitar somente Euro (€).

 

Cheques e cartões de débitos não são aceitos nos cruzeiros. Para fazer compras no cruzeiro você precisará de dinheiro em espécie, de cartão de crédito internacional ou do cartão interno do navio, adquirido no ato do check-in.

 

Caso o hóspede não possua o cartão de crédito internacional, terá que fazer um depósito de garantia no valor previamente estipulado pela empresa. Se durante o cruzeiro, o valor for ultrapassado, será solicitado ao hóspede um novo depósito para saldar a conta e aumentar o crédito. O valor não utilizado é devolvido no fim do cruzeiro.

 

 

 

Viagens para menores de 18 anos

Crianças entrada navio

Fique atento à documentação da criança. Opte por guardar tudo junto, num local que você possa carregar nas mãos.

 

Para viagens dentro do território brasileiro:
Os que estiverem acompanhados dos pais precisam apenas estar com um dos documentos: passaporte (mínimo de 6 meses), RG ou Certidão de Nascimento original. Já os menores de 18 anos desacompanhados dos pais ou responsável legal deverão apresentar obrigatoriamente autorização por escrito do pai e/ou da mãe com firma reconhecida em cartório.

 

Para viagens internacionais (Mercosul, Mediterrâneo, Norte da Europa, Caribe, América do Norte, Sul da África, Golfo Árabe e Travessias Atlânticas):
Documentos originais: passaporte válido (mínimo de 6 meses) ou R.G. (para os países do Mercosul, só R.G. basta). Sugerimos que os documentos estejam em bom estado de conservação. Fique atento! Não é permitido embarque de pessoas (mesmo bebê) portando apenas Certidão de Nascimento.

 

Menores desacompanhados durante viagens internacionais deverão obedecer aos procedimentos abaixo:
- Crianças desacompanhadas dos pais e em companhia de terceiros como responsáveis legais devem apresentar a autorização de ambos os genitores, com firma reconhecida em cartório, e em duas vias.
- Viajando com apenas um dos genitores: devem apresentar a autorização do genitor ausente, com firma reconhecida em cartório, e em duas vias;
- Em caso de falecimento de um dos genitores: devem apresentar o Atestado de Óbito original.

 

 

Lembretes:

- Menores de idade viajando apenas com o novo passaporte (modelo azul), acompanhados ou não dos pais, também deverão apresentar no embarque o R.G. ou Certidão de Nascimento original. Isso é necessário para comprovar a paternidade, pois o novo passaporte azul não registra a filiação do viajante.
- O embarque de hóspedes portando cópia de documentos, mesmo que autenticados, não é permitido.
- Não será aceito embarque com boletim de ocorrência em caso de extravio ou roubo de documentos.
- Sugerimos que os responsáveis por menores com menos de um ano de idade submetam o bebê à consulta médica para atestar as condições de saúde para realizar o cruzeiro. É aconselhável levar o atestado para, casa seja solicitado, apresentação no momento do check-in.

 

 

Outras dicas:

 

Embarque – Com quatro horas de antecedência do horário de partida, o embarque dos viajantes já é permitido. O horário estabelecido estará no voucher para embarque. Membros do staff da armadora estarão disponíveis para ajudar.

 

Desembarque – Na noite anterior ao desembarque do passageiro é solicitado que o viajante deixe a bagagem lacrada na porta da cabine. O viajante também deverá acertar a conta a bordo, caso haja alguma despesa extra.

 

Gorjetas – Existem dois tipos de gorjetas. A gorjeta de tripulação, destinada a funcionários do cruzeiro como garçons, cumim, camareira, etc. Em cruzeiros nacionais, o valor desta gorjeta está incluso no montante pago antes do embarque. O custo médio é de 10 dólares a diária por pessoa. Em cruzeiros internacionais, este valor pago no momento do check-out.

 

Já o outro tipo de gorjeta está designada aos serviços prestados aos funcionários locais como bares externos e cassinos. Exemplificando, se você estiver na piscina e pedir um refrigerante, pagará 15% de gorjeta (sobre o valor da bebida) para a pessoa que te atendeu. No entanto, este valor não vale para os serviços de restaurante, que se enquadram na gorjeta de tripulação, paga anteriormente.

 

Bagagem – É importante que a bagagem esteja devidamente etiquetada com nome, endereço e número da cabine. As malas ficam no porto e o carregador as levará diretamente para a cabine. É recomendável levar objetos de valor na bagagem de mão.

 

Festas – Nos cruzeiros de 3 a 4 noites há a Festa do Comandante (traje formal) ou a La Noche Blanca (traje: peças de roupas brancas).
Em cruzeiros de 6 ou mais noites, além da Festa do Comandante, acontece a Festa Tropical (traje: estampas floridas, alegres) e/ou a La Noche Blanca; e mais uma festa temática (dependendo da data de embarque).

 

Atendimento médico – Os serviços médicos a bordo não são inclusos no valor do pacote. Se achar necessário, o passageiro poderá adquirir um seguro viagem antes do embarque. É imprescindível ao viajante levar toda a medicação que possa necessitar.

#

Comente pelo Facebook

81 Respostas para Saiba qual é a documentação necessária para embarcar num cruzeiro

  1. Emilia Gimenez Torres disse:

    FIZ UM CRUZEIRO ANO DE 2012 NO NAVIO SPLENDOURO OF THE SEARS E INDICO PRA TODOS MEUS AMIGOS…… O NAVIO É DOTADO DE UMA BELEZA EXTRAORDINARIA E O SERVIÇO É NOTA MIL

  2. wallenir rocha disse:

    Ola fiz esse cruzeiro esse ano e foi formidavel, quero comprar esse para 2014 com mais ou menos 10 pessoas mais quero saber se todas as refeiçoes estao inclusas como o que eu fiz foi o Orquestra mesmo, mais fiquei preocupada porque no regulamento diz 05 refeiçoes quero saber como na verdade e pois se for com a comida liberada o dia inteiro eu vou comprar aguardo resposta, obrigada wallenir

  3. Sergio Eduardo Meksyl disse:

    Fiz em março de 2013 MSC Orquestra Rio X Ilha Grande X Ilha Bela X Rio , com refeencia a esta saída de 23 de Fev de 2014 , qual o valor para uma criança de 7 anos no mesmo quarto dos pais . Grato.

  4. Marcus Vinicius disse:

    Minha mulher vai completar 18anos em janeiro de 2014.se eu comprar a passagem agora pra gente fazer o cruzeiro em fevereiro de 2014, ela vai poder ir sem a autorização dos pais ?
    Eu e ela não temos passaporte. Vamos fazer o Cruzeiro pelo rio e búzios. Só com a identidade poode viajar ?

  5. Roseli, respondendo a primeira pergunta, você precisar ver no pacote que escolheu qual é a quantidade máxima permitida de pessoas em uma mesma cabine.

    Com relação a sua segunda dúvida, se o cruzeiro for em território nacional, você só precisará de um documento de identidade válido (R.G., Carteira de Habilitação etc.). Você deverá estar portando, no dia do embarque, o mesmo documento que utilizou para agendar a viagem.

    Se tiver mais questionamentos, é só falar com a gente!

  6. oOK. Sou eu mesmo e estou interssado, Gostaria de saber como é feito o financiamento e se as demais taxas farão parte do mesmo ou serão pagos a parte. 02 pessoas

  7. É TAMBEM A MINHA DUVIDA !!!!

  8. Cida Cabral disse:

    Alguem aqui do Brasil vai fazer essa viagem no dia 11 de maio? eu vou e gostaria de contato com mais alguem que vai
    Cida Cabral

  9. Tambem gostaris de saber se pode financear as taxas.

  10. Dora Oliver disse:

    Para essa viagem deve-se declarar valores em espécie, se sim qual o valor minimo? Depois que adquiri o pacote individual percebi que tem que ser dois para validar o passeio. Já que comprei o que faço agora?

  11. Qual o valor de uma criança com 4 anos?

  12. gostaria de saber se e necessario o passaporte para um cruzeiro dentro do Brasil???

  13. gostaria de saber se e necessario o passaporte para um cruzeiro dentro do Brasil???

  14. Anônimo disse:

    Para Cruzeiro pela Europa (Itália e Espanha) precisa de que documentos?????
    Somente Passaporte????

  15. Gilsomar Fontes disse:

    eu sou de menor e quero ir sem ninguem posso

  16. É necessário o visto para os Estados Unidos ?

  17. Existe algum cruzeiro pelo Caribe saindo/chegando no Panamá ?

  18. Sim, e vc pode retriar na prefeitura de Cotia!!

  19. Gostaria de informações dobre o pacote, tem algum email disponivel? a unica forma de compra é pelo site?

  20. Cristiane disse:

    Boa tarde, para o Cruzeiro q faz Croácia, Grécia, Italia e Turquia é necessário visto ou apenas passaporte? É necessário algum outro documento? Alguma vacina, ou levar o cartão de vacinação?

    • Bruno Antunes disse:

      Cristiane, no que diz respeito a documentação para embarque, você precisa apenas de um passaporte com validade mínima de 6 meses e seguro viagem obrigatório.

  21. Tatiana disse:

    Olá, tudo bem ! Comprei o pacote para março de 2014, voces dizem que o pagamento dentro do navio é em dollar, posso passar o cartão de debito normal e depois eles convertem em dollar, ou já tenho que levar o dinheiro em dollar ?

    • Bruno Antunes disse:

      Tatiana, assim que você fizer check-in no navio, um funcionário da tripulação lhe dará um cartão. Este cartão servirá para você fazer todas as suas comprar dentro do cruzeiro. O pagamento é feito no momento do check-in. A moeda nos cruzeiros é dólar.

  22. Bruna disse:

    Adorei o artigo, foi muito esclarecedor. Eu não sabia que as cópias de documentos não eram aceitas!

  23. MARIA APARECIDA DE ALMEIDA disse:

    Acabo de efetuar a minha compra ,,para 01 pessoa cabine dupla, não menciona em que lugar ou DECK , agenda 24/03/2014 á 27/03/2014. Pergunta-se poderei trocar se quiser para este ano , nem que tenha que pagar alguma diferença é possível?
    e se quiser cancelar a compra pode?

    • Bruno Antunes disse:

      Olá, Maria Aparecida!

      Você precisa ler as regras do pacote que adquiriu. Lá certamente vai obter todas as informações necessárias para acabar com as suas dúvidas. Quanto ao cancelamento, ele pode ser feito em até sete dias após a data da compra.

  24. maria aparecida de almeida disse:

    Por genlileza , me confirme se caso eu não venha a validadar a minha reserva com os dados do meu Voucher , no prazo de 72 horas após a compra compra on line em 07.06.2013 a data para ~embarque será para 24/03 á 27/03/2014 , automaticaqmente os valores e a reseva serão cancelados sem que eu solicccite i cancelamente , é isto, mesmo que eu já tenha passado os dados do meu cartão , é a minha dúvida

    • Bruno Antunes disse:

      Olá, Maria Aparecida!

      Aqui no HotelUrbano.com nós trabalhamos com pacotes promocionais e possuímos tarifas diferenciadas. Por conta disso, solicitamos que você faça contato após a aquisição do vouche,r no prazo de 72h, para evitarmos que após o período correto de agendamento haja cobrança de taxas adicionais por não ter as datas disponíveis de seu interesse.

      Para maiores esclarecimentos, entre em contato com a nossa Central de Atendimento: http://www.hotelurbano.com.br/atendimento

  25. aldo disse:

    bom dia
    gostaria de saber se tem pacotes promocionais para saída no final de junho ou começo de julho e sobre cruzeiros gls. desde já agradeço.

    • Bruno Antunes disse:

      Olá, Aldo! Tudo bom?

      Nesse link você vai encontrar todos nossos pacotes promocionais de cruzeiro: http://www.hotelurbano.com.br/cruzeiros?cmp=823

      No momento não temos nenhum exclusivamente GLS, no entanto, não é difícil encontrar pacotes voltado para esse público em nosso site.

      Um abraço!

  26. tania disse:

    olá vou viajar no fim do ano com minha filha de 9 anos para um cruzeiro de roteiro nacional . preciso da autorização do pai ou só rg dela

    • Bruno Antunes disse:

      Como é sua filha, você é representante legal dela. Portanto, basta um documento de identificação original e com foto. O R.G., por exemplo, serve.

  27. vania disse:

    Olá gostaria de saber se tenho q pagar alguma taxa no porto.Desde já agradeço…

    • Bruno Antunes disse:

      Olá, Vania! Alguns dos pacotes do HotelUrbano.com já têm todas as taxas portuárias e governamentais obrigatórias inclusas, adicionadas no preço final. Outro possuem valores para serem pagos separadamente. Você poderia nos informar qual pacote especificamente despertou seu interesse?

  28. paulo disse:

    Ola, fiz duas reservas de um cruzeiro para Espanha no dia 09/12/2013, na parte de documentação ,esta que um dos documentos é necessario, então não é obrigatório passaport?, e as taxas e hospedagem na Espanha são parceladas?,

    • Bruno Antunes disse:

      Olá, Paulo! Você poderia nos informar qual pacote você comprou?

  29. paulo disse:

    Ola, comprei pacote do Cruzeiro Barcerlona; Espanha, França Italia, para o dia 09/12/2013, dois voucher, com uma diaria em Barcelona

    • Bruno Antunes disse:

      Olá, Paulo! Parabéns, você fez uma excelente compra! Divirta-se e aproveite a viagem!

  30. paulo disse:

    Boa noite, obrigado, mas as duvidas não foram esclarecidas, sobre passaport, nem sobre as taxas se são parceladas e nem sobre a diaria em Barcelona, aguardo esclarecimentos, obrigado.

    • Bruno Antunes disse:

      Olá, Paulo! Peço desculpa pela segunda resposta. É que quando recebemos um segundo comentário de uma pessoa, ele não é agrupado, então parece um novo contato. E como recebemos muitas interações a respeitos de cruzeiros, achamos que tinha sido apenas um comentário isolado. Vamos esclarecer suas dúvidas:

      - Neste cruzeiro para Espanha, como para qualquer outro país europeu, é necessário que o viajante esteja portando passaporte original e dentro da validade;

      - O pagamento das taxas não pode ser parcelado, pois deverá ser feito diretamente à operadora;

      - O pacote não inclui diária de hospedagem em Barcelona. Mas você pode fazer uma reserva dentro do próprio site. Basta clicar na aba “Hotéis”, que fica ao lado da aba “Pacotes promocionais”, na tela inicial do HU.

      Esperamos ter ajudado, Paulo. Se estiver mais dúvidas, fique à vontade para entrar continuar com o contato.

  31. TELMA disse:

    Sobre o cruzeiro do mês de dezembro Rio x ilha bela, diz que são 5 refeiçôes, no caso são 5 por dia ou 5 distribuídos nos 3 dias e já que o cruzeiro é dentro do Brasil mesmo assim a moeda é dólar .Desde já agradeço .

    • Bruno Antunes disse:

      Olá, Telma! Tudo bom?

      São cinco refeições para cada dia. Quanto à moeda, mesmo sendo um cruzeiro pela costa brasileira, os pagamentos são feitos em dólar. No entanto, você também pode utilizar um cartão que recebe no momento do check-in, e pagar tudo que consumiu com ele no momento do check-out.

  32. Sandra disse:

    Olá, gostaria de saber se haverá oferta para o mini cruzeiro de 12/12, pela MSC saindo do Porto do Rio de Janeiro. No caso de compra de pacote, eu posso acrescentar mais um adulto em um quarto com ocupação dupla (transformando para tripla) e uma criança em outro quarto duplo? Qual seria a diferença de preço em cada caso? Obrigada!

    • Bruno Antunes disse:

      Olá, Sandra! Tudo bom?

      Para esse pacote não há possibilidade de inserir mais pessoas na mesma cabine.

      Ah, aproveitamos para avisar que esse pacote já está esgotado. No entanto, estamos subindo dois bem parecidos ainda hoje.

      Um abraço!

  33. Sandra disse:

    Faltou perguntar qual o valor das taxas, e esclarecer que o cruzeiro em questão é esse: http://www.hotelurbano.com.br/pacote/rio-de-janeiro-rio-de-janeiro-cruzeiro-msc-orchestra/26382

    Obrigada

    • Bruno Antunes disse:

      Olá, Sandra! Tudo bom?

      Quais são suas dúvidas a respeito das taxas e dos cruzeiros que postou no link?

  34. Sandra disse:

    Nesses novos pacotes do MSC é possível acrescentar uma terceira pessoa no mesmo quarto?
    http://www.hotelurbano.com.br/pacote/rj-rio-de-janeiro-cruzeiro-msc-orchestra/27139

    • Bruno Antunes disse:

      Olá, Sandra! Tudo bom?!

      O máximo de pessoas por cabine para o pacote do qual se refere são duas.

      Se tiver outras duvidas, fique à vontade para entrar em contato novamente.

  35. marlene verdan disse:

    para fazer o cruzeiro rio de janeiroX buziosX ubatubaX rio de janeiro tem que ter passaporte?

    • Bruno Antunes disse:

      Olá, Marlene! Como a rota desse cruzeiro é toda dentro do território brasileiro, não há necessidade de passaporte.

  36. Raissa disse:

    É UM ABSURDO NÃO ACEITAR REAL SENDO QUE ESTOU NO MEU PAÍS E AGORA COMO FAZ ????

    • Bruno Antunes disse:

      Olá, Raissa! Para todos os cruzeiros no Caribe, na América do Norte, na América do Sul, no Sul da África e nas Travessias Atlânticas partindo para a Europa a moeda corrente a bordo é o Dólar Americano (US$).

      O pagamento pode ser feito em dinheiro ou com um cartão de crédito internacional.

  37. Raissa disse:

    ESTE CARTÃO CITADO ACIMA, O PAGAMENTO DELE NO ÚLTIMO DIA É EM REAIS ????

    • Bruno Antunes disse:

      Olá, Raissa!

      O pagamento é em dólar, pois deverá ser feito em dinheiro ou com um cartão de crédito internacional.

      Caso você não possua um cartão de crédito internacional, deverá fazer um depósito de uma quantia previamente estabelecida pela empresa que administra o cruzeiro. Se durante a viagem, o valor for ultrapassado, será solicitado ao hóspede um novo depósito para saldar a conta e aumentar o crédito. O valor não utilizado é reembolsado no final do cruzeiro.

  38. Rose disse:

    No cruzeiro que sairá da Espanha, passando por Marselha na França, algumas cidades da Italia, Malta, Tunis, é necessário o visto para esses países?

    • Bruno Antunes disse:

      Olá, Rose! No que diz respeito a documentação para embarque, você precisa apenas de um passaporte com validade mínima de 6 meses e seguro viagem, que é obrigatório.

  39. Marcio disse:

    Como faço para comprar um pacote para casal e se tem desconto ?

  40. silvania maria disse:

    Bom dia gostaria de fazer um cruzeiro agora dezembro de 2013 e gostaria de saber o valor pra minha filha de 3 anos ? obrigada

    • Bruno Antunes disse:

      Olá, Silvania! Tudo bem?

      O valor para você e sua filha de três anos fazerem um cruzeiro pode variar de acordo com o pacote escolhido.

      Você pode postar os links dos que achou mais interessante aqui? Nós podemos ajudá-la.

      Abraço.

  41. rose disse:

    Estou querendo comprar um pacote para família (4 pessoa)como é os procedimentos das acomodações da cabine? sendo que que são de menores, um de 16 e outro de 13 anos.

    • Bruno Antunes disse:

      Olá, Rose! Tudo bem?

      Então, a política de pessoas por cabine varia de acordo com o cruzeiro e o pacote que nós oferecemos.

      A mesma regra vale para a documentação dos menores de idade.

      Se você postar o link de algum pacote que lhe agradou, podemos continuar ajudando.

      Abraço.

  42. cicero disse:

    Olá, quero fazer um cruzeiro nacional preciso tirar passaporte?

    • Bruno Antunes disse:

      Olá, Cicero! Para cruzeiro que circulam apenas pela costa brasileira não é necessário tirar passaporte. Um dos documentos de identidade citados no post.

      Um abraço!

  43. Sandra disse:

    Oi apos finalizar as compras , então vi que pede passaporte, porem não tenho… Como faço pois a um tempo para tirar???

    • Bruno Antunes disse:

      Olá, Sandra! Para tirar seu passaporte o primeiro passo é preencher um formulário eletrônico no site da Polícia Federal. Lá você também poderá consultar detalhadamente todas as demais etapas necessárias para obter seu documento.

  44. Sandra disse:

    Há mesmo necessidade, pois a viaje é no Brasil…Pq passaporte???
    Comprei o Cruzeiro do Nordeste… Preciso saber?/

    • Bruno Antunes disse:

      Olá, Sandra! Para cruzeiros nacionais você precisa de um documento de identidade (R.G., Carteira de Habilitação etc.) com validade de, no mínimo, seis meses. Você deverá estar portando, no dia do embarque, o mesmo documento que utilizou para agendar a viagem.

      Um abraço!

  45. selma b souza disse:

    gostaria de saber se poso comprar 2 voucher com cartão diferentes ,ou seja vamos juntas.

    • Victor Brígido disse:

      Olá Selma, tudo bem?

      Infelizmente não aceitamos pagamentos em dois cartões diferentes, porém
      você pode realizar duas compras separadas, cada uma com um voucher.
      Nesse caso, aconselhamos que antes que a compra seja efetuada, você ligue
      para a agência de viagens responsável pelo pacote que será comprado e
      explique que a compra será feita em duas partes.
      O nome da agência fica disponível nas informações do pacote, caso a agência
      seja o próprio HU, entre em contato pela central de relacionamento
      em nosso site.
      Estamos a disposição, um abraço!

Adicionar Comentário

Os camos com * são obrigatórios. O seu e-mail não será publicado.

#

Receba grátis por e-mail ofertas especiais com até 90% de desconto!

HU Compartilha

Top Blog HU

Voltar ao topo